Logotipo

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Invasão ao Castelo de Almourol...assalto final

*Voltinha do dia 29 de Março

Quinta - feira a ânsia já se apoderava de cada um de nós pois no dia seguinte iria ser o grande dia, o teste final, o assalto ao Castelo de Almourol e a missão teria de ser bem sucedida, após grande planeamento nada poderia falhar e estavam reunidas as condições para tudo dar certo.
Deitar cedo para estar em grande forma no outro dia...noite dentro começou a inquietação, a chuva decidiu mostrar-se começou a cair com grande intensidade ao ponto de nem deixar dormir tal era a força com que caía e foi assim a noite toda, os maus pensamentos assolavam-nos, os planos feitos poderiam ir por água abaixo e aquilo que era para ser uma viagem tranquila poderia-se transformar numa grande tormenta ou até mesmo não se realizar... havia 2 dias no ano que não devíamos ter escolhido para fazer a viagem e este foi um deles....arre....
Hora de acordar, noite mal dormida os olhos teimavam em não querer abrir e a chuva lá fora não dava tréguas o desespero começava, entretanto chega a primeira mensagem era Pedro GT "...com o tempo assim não vou...", estava feita a primeira baixa no pelotão, com o mau tempo que assolava aqui a região era de esperar agora mais desistências, era altura de ver os verdadeiros duros aqueles que não se negam.
Mais nenhuma mensagem chegou mas o pensamento era igual em todos, desistimos ou continuamos... toca a vestir e ir pro local de encontro e esperar que o resto da rapaziada aparecesse, chegada ao local 5 minutos antes do previsto e ......ninguém.....já se previa o pior ou seja tinha sido tudo em vão...
Entretanto lá chega o Luís Taborda....e agora que fazemos se não vier mais ninguém.... pois era uma boa pergunta para a qual não havia resposta ainda, lá chega o Zé Mendes e a preocupação era a mesma, entretanto lá começam a aparecer mais duros do pelotão até que de repente já éramos 12, reunião de emergência para discutir o ponto de situação, vamos não vamos quem é a favor contra...blá blá blá...só se fossemos malucos é que íamos com o temporal que está, disse alguém e tinha mesmo razão, decidimos então seguir com o que já tinha sido planeado... partir em direcção a Almourol...epá estes gajos são mesmo malucos... bora lá, tá metida tá metida e siga...
Os duros do pelotão:

Rui Verdasca, Sérgio, Zé Mendes, Luís Taborda, Zé Azevedo, Tó Quim, Hélder Galhano, Tó Silva, Renato Amílcar, Conde, Pedro Aquino, Rui Aquino.
Os Desistentes:
Pedro GT
Os Baldas:
Nuno Vet, Tiago Gomes, João Reis, Nuno Clara, Rui Costa Pereira e outros mais...

Bom toca lá arrancar debaixo de chuva em direcção a Almourol e ver o que nos esperava nesta aventura molhada e com muita lama. Como havia sido delineado o reforço iria ser tomado no café em Paço da Comenda, sitio que ultimamente temos visitado com alguma regularidade e no qual temos sido sempre bem recebidos, um dos objectivos passava por tentar poupar a bike ou máximo tipo evitar grandes lamas e nada de doideiras pois a viagem ia ser grande e quanto em melhores condições tivesse menores iam ser as preocupações, chegada ao Paço da Comenda já com umas subidas nas pernas e bastante lama agarrada á bike mas nada de preocupante, até agora tudo a correr bem, venha lá esse reforço.... eis que salta para a mesa 2 cacetes quentinhos com atum, pois era dia santo e não se podia comer carne (mas só ao pequeno almoço...hehehehe), a malta já trazia alguma fomeca e devorou aquilo tudo que foi um instante claro está acompanhando com as belas minis e ginjas á mistura pois era preciso aquecer o corpo. Terminada a bucha toca a vestir o equipamento molhado o que é sempre um desconforto, mas como em tempo de guerra não se limpam armas portanto tem mesmo de ser... tirar a foto de grupo e arrancar pois ainda tínhamos uma longa jornada pela frente. Lá seguimos viagem debaixo de chuva como não podia deixar de ser, depois de alguns estradões e levar com o vendaval de frente lá vinham as subidas que com o terreno enlameado se tornavam um tudo nada penosas e assim fomos subindo até ao geodésico da Barquinha.

Pena foi, depois de tanto subir o tempo não ter deixado vislumbrar aquelas paisagens magnificas de perder de vista e depois tudo o que sobe desce que é aquilo que a malta curte hehehehe, com algumas descidas um pouco mais técnicas.

Já reinava a boa disposição com muita risada e galhofa á mistura, pois aproximava-se a chegada ao Castelo de Almourol, estava quase era já mesmo ali...muito gosta o nosso amigo Tó de se fazer ás fotos hehehehe...
E então de repente, ei-lo mesmo á nossa frente sorrisos estampados nos rostos, afinal a primeira parte da missão estava cumprida, onde tudo correu pelo melhor sem avarias e nada de mais a apontar..
Para alguns a pressa e a ânsia era tanta que tentaram mesmo atravessar o rio de bicicleta e não fosse a corrente e a cheia que se começava a fazer sentir e tinham mesmo atravessado de bike hehehehehe...

No local já se encontrava o Sr. José Neves, Fotógrafo de serviço que estava a tomar conta  da ocorrência que com a sua simpatia e generosidade se predispôs logo a tirar-nos a tradicional fotografia de grupo, para ele um grande abraço e muito obrigado, se alguma vez passar aqui por Ourém já sabe traga a bike, a sua máquina fotográfica e venha dar umas pedaladas connosco, fica feito o Convite :)
Deixo aqui os links do Facebook e do seu Site para passarem por lá....
www.facebook.com/jose.neves.39545
www.nevesfotografia.com

Fotógrafo - José Neves (na hora certa e no sitio certo e onde uma boa máquina faz toda a diferença :) )
Os 12 duros do pelotão :
Da esquerda para a direita : Tó Quim, Conde, Tó Silva, Luís Taborda (em baixo), Pedro Aquino, Sérgio, Hélder Galhano, Ruizito, Rui Verdasca, Renato Amílcar, Zé Mendes, Zé Azevedo
Com isto tudo era quase hora de almoço e ainda tínhamos de ir para a Barquinha, a barriga começava a dar horas e a mesa já estava reservada no restaurante era altura de nos fazermos á estrada para a tão esperada e merecida refeição quente. Apontámos então em direcção a Vila Nova da Barquinha e apanhamos um singletrack fabuloso com uma vista lindíssima pena mais uma vez o tempo não permitir outra vez tirar fotos é que quando parecia que a chuva começava a dar tréguas de repente mais uma carga de água daquelas a sério que o pouco seco que tínhamos ficou enxarcado.
Chegada ao restaurante Tasquinha da Adélia arranjámos uma garagem onde deixar as viaturas e comer descansados, os mais espertos lá levaram uma muda de roupa mas mesmo assim pouco ou nada resolvia.Vamos mas é entrar e sentar que se faz tarde e toca a pedir..."olhem lá que não se pode comer carne", humm tá bem tá, come-se é de tudo, Deus nosso Senhor não quer é que a gente passe fome... Lá veio o entrecosto com a bela batata frita e migas, o bacalhau assado regado com azeite, o Bacalhau com natas (epá já estou a ficar com fome outra vez) e tudo acompanhado com muito e bom vinho hehehehe, uma coisa é certa não sobrou nada e mais que viesse, tava tudo muito bom, pena foi o desconsolo de estarmos a comer todos ensopados, mas são ossos do oficio e quem anda á chuva molha-se :)...

Bandulho cheio, bem regados e contentes(o vinho era forte hehehehe) lá vinha a dolorosa para pagar, o apetite para ir pedalar depois de almoço e debaixo de chuva era pouco ou nenhum, vamos lá embora então vestir o equipamento molhado mais uma vez e metermo-nos á estrada que ainda temos o caminho de regresso para fazer, assustava só de pensar e era preciso chegar a horas que ainda tínhamos de ir preparar o jantar para a patuscada, entretanto..."epá falta alguém", Tó Quim claro a mania de ir atender o telemóvel as escondidas dá nisto, lá teve a malta de voltar atrás á procura dele que nem tinha dado por nos irmos embora (o vinho era mesmo bom hehehehe)...ainda se disse "vamos lá passar no homem do ano passado para bebermos uma pinga" (como se não bastasse a do almoço :) ), nossa sorte foi não estar ninguém senão ainda hoje lá estávamos, apanhámos mais uns trilhos intragáveis e umas subidas durinhas que para alguns já se fazia a penantes e outra grande parte foi feita em alcatrão para evitar mais mazelas, ainda se parou pelo caminho para reabastecer de água e meter conversa com os senhores da terra, a malta é danada para a brincadeira. A viagem lá foi correndo sempre com boa disposição e muita animação, á chegada a Ourém a tradicional foto de grupo no jardim em frente á estátua, uma menina simpática que viu a nossa aflição fez questão de tirar a foto e ainda bem já que as de disparo automático estavam a sair todas tortas e com o guiador á frente e com pessoas a quererem aparecer sem serem convidadas hehehehe...
Mas como a viagem para os duros só termina no Pinheiro City toca a arrancar e fazer a subida final que custou mais do que fazer a viagem toda, é claro que nem todos foram, houve alguns que se negaram á subida...mas porque será que o pessoal se balda sempre á ultima subida e aponta logo direito a casa?...é preciso começar a haver aquela pontinha de sacrifício no final da volta, o que tem de ser tem muita força...
Assim fica uma aventura debaixo de um temporal para mais tarde recordar....

A menção honrosa nesta aventura....vai para.....vai para....tcharaaammm.....Tó Quim, ele animou a malta durante a viagem, ele cantava, ele gritava, ele ria, ele vinha atrás buscar os mais atrasados, ele incentivava, ele fazia prémios de montanha e ganhava, ele fazia sprints e ganhava, ele fazia contra-relógios e ganhava, foi um verdadeiro vencedor, nunca houve um momento monótono na viagem, (ou me quer parecer que o vinho era bom e fez efeito hehehehe ou este homem anda a treinar e já está em forma para ir a Santiago Compostela....mostra aí á malta como que é se faz...)

E como foi dito :
"12 machos fortes como aço, foram 91 km sempre debaixo de chuva, obviamente que não é para todos"

Aqui fica a altimetria e o percurso cortesia do Hélder Galhano